DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

O diagnóstico psicopedagógico tem se configurado como um dos critérios para a inclusão de

crianças com necessidades educativas especiais no contexto regular de ensino. Entretanto, ao se

avaliar a pessoa uma partir de procedimentos estandartizados, no sentido de classifica-la acima

ou abaixo de um padrão de referência, o diagnóstico psicopedagógico acaba fortalecendo a

concepção mecanicista e organicista do desenvolvimento humano, contribuindo para justificar

fracassos e êxitos como mérito do sujeito avaliado, subsidiando posições preconceituosas em

relação àquilo que se manifesta como diverso. Desta constatação pergunta-se: Como os

professores utilizam os resultados que aparecem nos relatórios de avaliação psicopedagógica?

Nessa perspectiva, edificou-se uma pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma os


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professores se apóiam no diagnóstico psicopedagógico para subsidiar suas práticas em sala de

aula. Das análises interpretativas realizadas a partir dos resultados obtidos, ficou evidenciado que,

para eles, o diagnóstico psicopedagógico não oferece elementos suficientes para a elaboração de

estratégias pedagógicas de intervenção junto ao aluno com dificuldades de aprendizagem ou com

necessidades educativas especiais