QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO


Quando minha aprendizagem não flui como deveria, é sinal que preciso encontrar um Psicopedagogo (a).

  • Durante toda a vida presenciamos pessoas desde a infância que demonstram uma grande dificuldade em aprender ou lidar com situações simples e corriqueiras do dia a dia.

    E pensamos ser normal, ou que possuímos pouca inteligência, que tal fato é muito difícil de compreender, que possuímos a incapacidade de interpretar as coisas, enfim, são muitas as justificativas para classificar tal (is) dificuldade (s).

    As dificuldades de aprendizagem surgem desde a infância e vão se agravando com o passar do tempo, principalmente se não houver acompanhamento adequado.

    Quando somos crianças, somos inocentes, carentes, submissos, indefesos e despreparados para a vida, precisamos de nossos pais para suprir as nossas carências para um desenvolvimento satisfatório.

    Mas, é a partir da adolescência que as dificuldades vão sendo mais expostas e constrangedoras perdurando por toda a fase adulta.

    Surge então, a necessidade de procurar um profissional que possa auxiliar em tais dificuldades.

    A Psicopedagogia é a especialidade com caráter preventivo e terapêutico que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o educando estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos biopsicossociais.

    Nesse sentido o psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem seja na infância, na adolescência ou na vida adulta.

    Alguns sintomas podem indicar que a pessoa precisa de ajuda como:
    • Problemas de articulação da fala;
    • Aquisição lenta de vocabulário;
    • Falta de interesse em ouvir histórias;
    • Dificuldade de seguir rotinas; hiperatividade;
    • Atraso no desenvolvimento global;
    • Dificuldade de adaptação;
    • Inversão de letras;
    • Sílabas ou palavras;
    • Adição ou emissão de sons;
    • Leitura e escrita lenta para a idade;
    • Letra ilegível;
    • Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial;
    • Falta de concentração;
    • Atenção e memória;
    • Notas baixas;
    • Atraso na entrega de trabalhos escolares;
    • Repetência;
    • Desmotivação e falta de interesse nos estudos;
    • Dificuldade de raciocínio lógico e de aprendizagem em relação aos métodos pedagógicos e no relacionamento familiar.

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