crianças com necessidades educativas especiais no contexto regular de ensino. Entretanto, ao se
avaliar a pessoa uma partir de procedimentos estandartizados, no sentido de classifica-la acima
ou abaixo de um padrão de referência, o diagnóstico psicopedagógico acaba fortalecendo a
concepção mecanicista e organicista do desenvolvimento humano, contribuindo para justificar
fracassos e êxitos como mérito do sujeito avaliado, subsidiando posições preconceituosas em
relação àquilo que se manifesta como diverso. Desta constatação pergunta-se: Como os
professores utilizam os resultados que aparecem nos relatórios de avaliação psicopedagógica?
Nessa perspectiva, edificou-se uma pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma os
professores se apóiam no diagnóstico psicopedagógico para subsidiar suas práticas em sala de
aula. Das análises interpretativas realizadas a partir dos resultados obtidos, ficou evidenciado que,
para eles, o diagnóstico psicopedagógico não oferece elementos suficientes para a elaboração de
estratégias pedagógicas de intervenção junto ao aluno com dificuldades de aprendizagem ou com
necessidades educativas especiais